Próteses

Clínica Notória - Clínica Odontológica em São Paulo É a especialidade na Odontologia que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal, resgatando assim o sorriso.

A diferença entre a Prótese Fixa e a Móvel é a possibilidade da remoção ou não. No caso da prótese móvel, ela pode ser total ou parcial, adaptadas a elementos dentários, impedindo que se soltem com facilidade, utilizando-se grampos ou retenções.

No caso das próteses fixas, podem ser unitárias ou com mais de um elemento, sendo fixas em dentes que ainda possuam raízes capazes de suportá-las, ou fixas em dentes vizinhos, recuperando assim o espaço do(s) dente(s) perdidos.

É muito importante que o paciente tenha conhecimento sobre sua correta alimentação, de modo a preservar e prolongar a vida útil de sua prótese, evitando alimentos muito pegajosos e duros.

Também é importante que seja feito um controle anual para se verificar o estado desta prótese, assim como eventuais dentes que a apoiam.

A escolha do material a ser utilizado nas próteses deve ser feita entre o dentista e o paciente. Abaixo, seguem os materiais mais utilizados e suas características:

Coroa em Porcelana Pura (Metal-free)


Clínica Notória - Clínica Odontológica em São Paulo É o material que apresenta o melhor resultado estético, pois ao não conter metal no seu interior, apresenta grande translucidez, semelhante aos dentes naturais.

É altamente resistente e tem durabilidade semelhante aos dentes com estrutura metálica. Não muda de cor com o tempo e é altamente resistente ao desgaste.


Coroa Metalocerâmica (Porcelana + Metal)


Clínica Notória - Clínica Odontológica em São Paulo

E feita de uma liga metálica (titânio, Ni-Cr ou Cr-Co) que realiza o suporte mecânico e funcional. Externamente é revestida de uma porcelana estética esculpida à mão com o formato dos dentes. A estética de uma prótese em porcelana é muito superior à de uma resina, bem como a sua durabilidade e resistência ao desgaste. Não sofre alterações de cor com o tempo.


Coroa em Resina


Clínica Notória - Clínica Odontológica em São Paulo A resina é um material mais barato do que as coroas em porcelana. As resinas são mais fáceis e mais rápidas de se confeccionar, tanto em consultório quanto em laboratório. Conseguimos uma boa estética com a resina pois as cores se aproximam muito aos dentes naturais.

Porém, a escovação e a abrasividade das pastas de dente acaba com o brilho inicial e causa porosidades. Essa porosidade faz com que pigmentos da alimentação vão se depositando na sua superfície e a coroa acaba por escurecer um pouco. A resina é menos residente que outros materiais, pois se desgasta mais rápido com o tempo. Em alguns casos, pode ficar muito fina e acabar se quebrando.


Basicamente, faz-se uma estrutura metálica da peça com um espaço do lado de fora pra que possamos aplicar uma resina e camuflar a presença do metal.

Ainda é bastante usada devido ao seu baixo custo se comparada a coroa de porcelana.


Coroa Metaloplástica


Clínica Notória - Clínica Odontológica em São Paulo A diferença fundamental entre as próteses metaloplástica e as metalocerâmicas está nos recobrimentos estéticos que, como os próprios nomes sugerem, são respectivamente constituídos por resina e cerâmica. A resina utilizada para o recobrimento das metaloplásticas é uma resina composta e uso indireto que tem as suas propriedades otimizadas e, normalmente, superiores em relação aos compósitos para restauração direta. Uma vantagem do emprego da resina em relação à cerâmica é a melhor distribuição de cargas mastigatórias.


Qual o melhor material?


Conforme dito, isso é uma escolha a ser feita entre o profissional e o paciente. Depende do dente que irá ser restaurado, depende da quantidade de osso que o paciente possui na região a ser reabilitada, da condição bucal do paciente, de quanto o mesmo pretende gastar, etc. O que tem de ser feito é um planejamento bem feito para que a execução do tratamento seja correta e o paciente saiba exatamente o que está sendo proposto, assim como as limitações e propriedades dos materiais com que serão feitas as suas próteses.